Pages

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Comentário - LEITURA DE IMAGENS, CULTURA VISUAL E PRÁTICA EDUCATIVA

Segundo o texto a imagem é composta por diversos códigos que precisam ser decifrados para entender a mensagem que ela passa. Diversas formas de leitura de imagens foram observadas partindo de diferentes pontos de vista, em que as experiências e a vida do observador são fundamentais para ler a imagem.

Alguns como Abigail Housen a creditam que habilidade de compreensão estética cresce ao longo de estágios: narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo. Já as abordagens influenciadas pela semiótica introduziram o conceito de denotação e conotação e enfatiza a leitura da imagem a partir dos seguintes códigos: gestual, espacial, lumínico, simbólico, gráfico e relacional. Outros, acreditam que uma nem ao menos possa ser lida.

Esse foi um trecho que me chamou bastante atenção:

As imagens não cumprem apenas a função de informar ou ilustrar, mas também de educar e produzir conhecimento.”

Através de imagens diversas informações são percebidas e acrescentadas ao conhecimento que já possuímos como costumes e sentimentos, por isso a leitura de imagens é importante.

A cultura de imagens contém uma proposta mais ampla que a leitura de imagens, em que as imagens são utilizadas para compreender a vida moderna dando prioridade a vida cotidiana que é vista de diferentes formas dependo de quem a observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário